sábado, 11 de agosto de 2012

das frases que se dizem por cá

.estamos juntos! - dizem sempre isso.
.até na segunda! - quando estão a ir de fim-de-semana. adoro.
.ainda. - não é "ainda não". é só ainda. muito económicos nas suas frase, portanto.
.nós: tudo bem consigo?
eles: tudo bem. e desse lado? - não se consegue começar nenhuma conversa, telefónica ou ao vivo sem isto.
.kanimambo - ou lá como é que isto se escreve. mas é obrigado, no dialecto local.
.estou a pedir - não sei como é que eu vivia sem dizer isto. garantidamente, mais de metade das frases ditas por cá, começam assim. de um lado e do outro.
.não posso mentir - ai não que não podem. dizem-no mesmo que estejam a mentir com quantos dentes têm.
.está completo! - quando ficam a guardar os carros, verificam sempre se falta alguma coisa. para depois não serem acusados de roubar.
.diz lá o teu preço. - depois de verem a nossa cara escandalizada perante as primeiras sugestões deles.
.'tou mal/'tá mal. - o povo português queixa-se muito. pois o moçambicano não fica atrás. há sempre alguém ou alguma coisa que não está bem.
.bom dia, senhora/mamã. - sem comentários. nunca me vou habituar a que me tratem assim.
.os marfeitores - malfeitores, é isso. adoro.
.'tou com um pouco de malária. - só um pouco, portanto.

há muito mais. que eu agora não me lembro. vou acrescentando esta lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário