terça-feira, 31 de agosto de 2010

o lixo na suíça



poderiam pensar que pôr o lixo lá fora na suíça é igual a nos outros países. tirem o cavalinho da chuva e preparem-se para uma lição que não sei se o gervásio* conseguiria apreender! pois hoje estava eu a arrumar a esterqueira do escritório, já que mais ninguém se preocupa com uma pilha de lixo que aumenta e aumenta todos os dias... comecei na desportiva a separar o lixo, sem saber no que me ia meter. primeiro erro. como trabalho num escritório de arquitectura existem resíduos para além do papel, vidro e embalagens. coisas como esferovite ou kline. vendo o meu patrão a mirar-me com um ar satisfeito resolvo fazer-lhe uma pergunta inocente. segundo erro. "como é com a esferovite?". faltou-lhe o ar. ia-lhe dando uma síncope. "you have to look at the PLAN!" sem hesitações cometo o terceiro erro. "what PLAN?". "THE PLAN!!!". com os seus tiques nervosos dirige-se a uma parede com um cronograma gigante onde se viam mapas, letras, setas, bolas, dias, camiões, mobília, tudo encavalitado. "this is THE PLAN! you wanna know what you do, you have to look here." fiz um ar de super entendida e comecei a olhar para aquilo com olhos de ver. ok eu já tinha uma ideia, mas não sabia que era assim. a coisa processa-se do seguinte modo. basel está dividido em partes. cada parte tem dias em que pode pôr cada tipo de lixo. o lixo tem de ser posto em sacos próprios com o símbolo da cidade. cada tipo de lixo tem um saco de cada cor. os sacos compram-se em lojas específicas para o efeito e devem ser de ouro, porque custam uma pequena fortuna. mirei THE PLAN de vários ângulos e fui ao tradukka várias vezes. pois bem, a esferovite pode ser posta num saco cor-de-rosa às pintas, comprado numa loja ali para os lados da arrexouza, na terceira lua cheia do ano, se calhar em dia ímpar, senão terá mesmo de ser 5 dias depois da primeira cheia do rio da cidade, se o dia estiver soalheiro, senão... senão façam como eu, ponham tudo num saco azul (lixo orgânico) quando o vosso chefe estiver a olhar para o lado, que ninguém há-de reparar!

*leia-se aquele macaco do anúncio que aprendia a fazer reciclagem, quem não se lembra carregue aqui

4 comentários:

  1. ahahaha é tão assim!! Mas vá lá que nisso, o meu elefante não é esquisito. Como é alemão, na boa que se poe tudo no mm lixo. (:

    ResponderEliminar
  2. malditos suíços a serio, tudo pelo bem da natureza. a minha tia ate etiquetas cola nos sacos para identificar o lixo. seriously!
    depois cheiram a suor que se farta e libertam gases porque é normal.

    ResponderEliminar
  3. Ai ai! Há que respeitar as normas da reciclagem!

    (mas o sistema de reciclagem em Portugal é bastante mais simples, não há nenhum "plan")

    ResponderEliminar
  4. Pois meus amigos, aqui na suíça é tanta etiqueta com a merda do lixo separado: e se nós não separarmos? Talvez aja muito mais emprego, sim vão precisar de pessoal para separar o lixo. E assim não vão precisar das máquinas separadoras que estão a ser pagas pelas pessoas (que são milhares) que estão empregadas e maior parte desempregadas.....há mais desemprego do que lixo ,,,hahahaha ,,,VERGONHA

    ResponderEliminar