domingo, 8 de agosto de 2010

clap, clap, clap senhora ministra!

já há muito tempo que estava para dar falar de uma das grandes notícias desta silly season. não, não é a transferência do di maria para o real madrid ou do joão moutinho para o fc porto. é mesmo a brilhante ideia de deixar de haver chumbos (ou retenções, que é muito mais chique) nas escolas portuguesas. a sério! que grande ideia.

já não bastava os meninos agora poderem bater nos professores, obrigá-los a darem os telemóveis já, não poderem chumbar (ou reprovar, que também é muito mais in) por faltas, não poderem tirar negativas porque os desmotiva, agora também não vai haver chumbos. podíamos pensar que a ministra tinha dito que não havia chumbos porque o nível de ensino estava mais elevado. mas não. é mesmo por um despacho ministerial. estúpido quanto a mim.

a minha pergunta é, mas porque é que ainda vão à escola? pelos resultados desastrosos (média negativa a português e matemática) já se percebeu que por lá não aprendem nada. mas então porque é que há escola? não era muito mais giro irem todos para o café jogar bilhar? será que sou só eu que acho que nem todos devemos ser doutores? que não adianta nada haver tanta gente formada (eu incluída) quando não há emprego para tanta gente? sou só eu que acho ridículo ser permitido entrar em faculdades quando se tem negativas? chega a ser ridícula a ideia de que temos todos de ser doutores (e contra mim mesma falo!). mas eu não burra. até pode parecer pela quantidade de algaraviadas que digo para aqui todos os dias. mas juro que não. e há muita gente que é. e que não tem de ir para a faculdade. tem é de fazer cursos práticos e técnicos, para depois não haver um psicólogo para cada 10 portugueses, ou um advogado e um arquitecto em cada esquina. quando a maior parte deles são incompetentes.

dantes a faculdade não era para todos. era só para os melhores. hoje em dia é para toooda a gente. este facilitismo ajuda alguém? i don't think so.

se fosse eu que mandasse nisto juro que começava uma reforma desde a pré-primária, onde tornava tudo como antigamente. com chumbos, com respeito aos professores, com bons professores, com negativas, com muita matemática, com muito português, com exames dos difíceis, com exames de admissão ao ciclo, com exames de admissão ao secundário, com exames de admissão à faculdade, com menos vagas no ensino superior, sem faculdades privadas, com ensino superior pago (para elevar o nível e as condições de ensino), com bolsas totais para realmente merece, com prémios de mérito para os melhores alunos, com apoio ao desporto, com todas essas coisas que existem nos países do norte, nesses que a senhora ministra gosta de evocar como exemplo. só que lá a taxa de reprovações é quase nula porque o nível é realmente muito alto, não é por decreto...

Sem comentários:

Enviar um comentário