quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

dos livros que eu leio

gostava imenso de ser daquelas pessoas que só lêem livros bons. clássicos e isso. não sou. não tenho pachorra para estar sempre atracada a livros que me fazem pensar e que são difíceis de ler. quando estou na praia, por exemplo, não me apetece ter de estar ali concentradíssima a decifrar códigos dificílimos ou a fazer a análise de onde é que o saramago devia ter posto as vírgulas. porque eu não leio só para me cultivar. a maior parte das vezes leio para me entreter. como quem vê a telenovela, no fundo. e, convenhamos, a telenovela cultiva muito pouco. mas entretem muito. e essa é a sua função. detesto ter de me forçar a ler qualquer coisa. recuso-me a ler por obrigação. por isso, quando a coisa me começa a cansar, ponho-a de lado e atiro-me a um romance da treta, ou a um policial daqueles que não se consegue largar. este post vem a propósito da lista ali de baixo "livros de 2012" vir a poder estar cheia de tretas. é que não estou a tentar ser intelectual. quero só ver quantos livros - dos bons e dos outros - é que consigo ler este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário