quarta-feira, 26 de maio de 2010

ai que o curso da arquitectura e tao lindo


o cara*§@ e que e! voces desculpem-me, mas acabei de receber um email da ordem dos arquitectos, da qual ainda nao faco parte, mas que ja pago anualmente. entao e assim, a proxima vez que ouvir alguem a dizer que o curso de arquitectura e muito bonito, encho-o de estalos. encho mesmo! alguem que diz isto ou nunca fez o curso ou e a minha avo!

desenganem-se, nao e um curso muito bonito.
comeca ainda antes da faculdade, aquela tentativa de entrar para a FAUP. ha montes de gente que consegue, claro que sim. ha outras que nao. e que convencer um jovem adolescente de hormonas aos saltos que aos 16 anos e hora de estudar porque o curso de arquitectura na FAUP e ainda mais bonito, e obra.

depois temos o belo do exame nacional de geometria. saì branca e se nao fosse a intervencao rapida da mae da minha amiga joe acho que tinha ficado ali estendida no chao, a espera de intervencao medica. e ate me correu bem, so que a pressao e tanta de ser a unica disciplina nuclear que no fim ia-me mesmo dando o badagaio.

depois vem a faculdade propriamente dita. uma pessoa ver-se numa privada, da numa luta constante consigo mesma, a pensar que se calhar na FAUP e que ia ser diferente. mas se fosse so isso...
na faculdade aprendi muito do que era a vida:

.apanha-se com professores mais burros que nos, mas que nos sao superiores e que tem a faca e o queijo na mao .professores que acham que as mulheres nao deviam estar neste curso tao lindo tambem ha a pacotes
.depois ha professores como a susana barbosa ou a isabel lima, o que e inexplicavel, so por si
.sabem aquela historia do ai e filho, do primo, do tio do cunhado? lobbies e uma coisa que nao falta nestes meios .trabalha-se comò raio e no fim as notas aao todas ali entre o 10 e o 13. 14 ja e uma loucura! se ha alguem que merece 20, a nota e mudada na secretaria para nao haver destas insanidades, onde e que ja se viu usar a escala em vigor?!

depois temos o "mestrado", onde:
.os professores nao querem ser orientadores, mas sao na mesma
.os alunos nao querem ser orientados por aquele professor, mas sao na mesma
.onde se entrega a tese em outubro, mas defende-se em abril

e depois desta saga, ainda vem a ordem mandar email a dizer que alem do estagio de 9 meses (que este ano passa para 18, que e para estarmos caladinhos. alem de que nao e obrigatorio pagar aos estagiarios, que bom, nao acham?), seguidamente ainda tenho de assistir a nao sei quantos eventos que a ordem considera adequados, para atribuicao de creditos, frequentar aulas de direito e etica (que ja tive durante o meu curso tao lindo), fazer exame sobre esta materia, para por fim passar um chequezinho rechonchudo toooodos os anos da minha vida enquanto quiser assinar projectos.

encho-o de estalos, so isso!

3 comentários:

  1. Não seria de encher de estalos todos os ministro PS e afins, que ditam leis para a Educação, que não têm nada a ver com as formaturas deles próprios???!!!

    ResponderEliminar
  2. mumy depois vem para aqui o d. dizer que isto e um blog de esquerda...ihihih

    ResponderEliminar
  3. seria era de encher de estalos os Sr. da ordem...que não fazem nada por nós! não obrigam que os Sr. Arquitectos(chefões) pagem aos Sr. mediucres(entenda-se arquitectos) estagiários!!e ainda temos de pagar por isso!!
    Extraordinário...

    ps:desculpem o tom de revolta

    ResponderEliminar