terça-feira, 9 de março de 2010

era digital



ontem a minha mãe mandou-me um email sobre a rtp de antigamente (que podem ver aqui http://museu.rtp.pt/#/pt/intro) que me fez pensar em quando eu era pequenina, já que também inclui as décadas de 80 e 90. depois deu-me vontade de outra coisa e fui cusculhar algumas das minhas fotografias de pequenina. só algumas mesmo, porque se fosse ver todas nunca mais daqui saía, tenho mesmo muitas.


faz-me pena os meus filhos não irem ter fotografias assim, porque duvido mesmo que as tenham. vivemos na era das máquinas digitais, mas eu continuo a preferir as máquinas de rolo. era tãaaao mais giro quando se usavam as máquinas antigas. o meu pai gostava de marcar dias para sessões fotográficas intermináveis (-amanhã vamos tirar fotografias!), em que nós tínhamos de posar com a cara franzida por estar virada para o sol, enquanto ele experimentava filtros novos, objectivas novas, posições novas... nós lá fazíamos o frete, mas depois quando era a hora de ir buscar as revelações era um excitamento (-ai que fiquei tão gira, -ai que fiquei tão feia...).

melhor ainda era quando o meu pai estava em portugal e tirávamos rolos de fotografias a preto e branco (ainda hoje fazem as minhas delícias) para depois as revelarmos num quarto de banho minúsculo de 0,5m x0,5m, na garagem de martim moniz!

hoje em dia é mesmo diferente. eu confesso, também tenho uma máquina digital, há mais de um ano. e dá-me muito jeito. mas também tenho de admitir que NUNCA revelei mais do que uma fotografia ocasional. shame on me. ainda por cima guardava as fotografias em pastas no computador, que por acaso foi roubado, o que por acaso me fez perder as minhas fotografias, as minhas recordações. um grande daaah para mim por não fazer backups* de fotografias e trabalhos que eram tão importantes para mim. se as tivesse revelado nada disto tinha acontecido. mas porque é que eu não as revelei? fácil, culpa da máquina digital outra vez. com os cartões de memória temos fotografias quase ilimitadas. então toca a tirar a tudo o que mexe e não mexe, quase sem critério. está mal!

quando se usavam as máquinas de rolo, como só se tinham 24 chances (ou no máximo 36) ponderava-se antes de fazer click.
este problema é também um problemas da sociedade dos dias de hoje. na era digital e da tecnologia faz-se tudo rápido, muito rápido. não existe ponderação, não existe um momento a perder. eu acho que é ao contrário. não é perder um momento. é ganhá-lo. eu adoro fotografias. adoro que elas sejam as minhas lembranças. pensar antes de tirar uma fotografia, só vai fazer com que a fotografia seja melhor. a lembrança seja melhor.

vou só ali tirar um rolinho aos cães e a mim na praia e já venho! para mais tarde recordar...

*como o sérgio me tinha ensinado. obrigado sérgio!

2 comentários:

  1. amooo fotografia. é uma paixao. a pouco tempo comprei uma nikon e já estou mortinha por tirar umas belas dumas fotos. :) *

    ResponderEliminar
  2. Totalmente verdade boneca! (sim, sim este é oficialmente o meu primeiro comentário no teu blog que eu nao soube que existia em primeira mão)

    Acho é que na verdade, as melhores recordações são as que temos guardadas na memoria, aqueles pequenos momentos e pequenas sensações que nos vão marcando a vida. MAs claro, a fotografia, é sempre uma ajuda inevitavelmente importante :)

    Quando quiseres fazemos uma sessão a rolo ;)

    um beijinho *

    ResponderEliminar